Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Criação de Cadastro Único para população de rua avança em SC

Encontro nesta sexta-feira reuniu representantes da FECAM e do governo catarinense para discutir o tema.
Foto: Fecam/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

21 de março de 2025

atualizado às 13:04

Na manhã desta sexta-feira (21), a sede da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) foi palco de mais um avanço no debate sobre a população em situação de rua no Estado, com a apresentação da Força-Tarefa DOA – Defesa, Orientação e Apoio a Pessoas em Situação de Rua. A iniciativa é um desdobramento do compromisso assumido pela FECAM junto ao Governo do Estado e aos municípios catarinenses na criação de um cadastro único desta população.

LEIA TAMBÉM: Brasil derrota Colômbia pelas Eliminatórias

O encontro reuniu representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar (PMSC), Polícia Civil, Conselho Comunitário de Segurança e Fepese. Durante a reunião, foi apresentado o aplicativo Acolher, uma ferramenta inovadora que permitirá a identificação das pessoas em situação de rua por reconhecimento facial, geolocalização para monitoramento da população e integração entre as equipes envolvidas. O sistema funcionará como uma base de dados estratégica, auxiliando o setor público na tomada de decisões mais assertivas sobre a questão. Essa primeira etapa do projeto está sob coordenação do prefeito de Joinville, Adriano Silva, a pedido do presidente da FECAM, prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. O prefeito de Joinville também dará a forma final ao documento que será entregue ao Estado.

A FECAM tem o papel de garantir a efetivação do cadastro estadual da população em situação de rua que será construído pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública, a partir de referências já existentes no município de Florianópolis. “Esse cadastro vai garantir identificar com precisão o número de pessoas em situação de rua ou que estão de passagem em cada município catarinense. A partir disto, serão identificadas as demandas, o perfil da população e suas necessidades, assegurando que as políticas públicas possam trabalhar de forma integrada e articulada no atendimento a esta população”, afirma o diretor executivo da entidade, Adriano de Medeiros Caldas.

Além disso, a entidade irá solicitar ao Governo do Estado o fortalecimento de políticas públicas, como Saúde, Assistência Social, Trabalho e Renda, Segurança Alimentar e Nutricional, Habitação e Segurança Pública, e a capacitação dos agentes públicos envolvidos.

Com informações da Fecam

VEJA TAMBÉM:

THUMB CORTES (54)
Emocionante: parentes velam Papa Francisco e fieis dão um último adeus
THUMB CORTES (59)
Assustador: terremoto de Magnitude 6,3 abala o Equador
img_D7B5B2C6341A4EA779129E904EF15CEF4472
De Jota Quest a César Menotti & Fabiano: confira as atrações da 25ª Quermesse de Garopaba (SC)
55C46763BAB76F092B8A5F116C46E7B21952_pre
Homem condenado a 28 anos de prisão por estupro de vulnerável no RS é preso em Garopaba (SC)
05-INCÊNDIOS FLORESTAIS
EUA e Israel declaram emergência por incêndios florestais
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E