A Prefeitura de Orleans, no Sul catarinense, aplicou 1.257 doses da vacina contra a gripe no sábado (10), durante o Dia D da Campanha de Vacinação. A ação foi realizada em seis unidades de saúde e em um ponto especial montado na Praça Celso Ramos, no Centro. Todas as pessoas acima de seis meses puderam ser imunizadas.
O prefeito Fernando Cruzetta também aproveitou para tomar a vacina. Segundo ele, a iniciativa faz parte de um conjunto de medidas para enfrentar o aumento dos casos de síndromes respiratórias. “Estamos reforçando a orientação e a prevenção, especialmente neste momento em que crescem os registros dessas doenças. A vacinação é uma das melhores formas de proteger e garantir o bem-estar da população”, afirmou.
A vacinação ocorreu das 8h às 17h nas unidades do Centro e bairros Barro Vermelho, Coloninha, Corridas, Pindotiba e Rio Belo. Na Praça Celso Ramos, a estrutura foi organizada para facilitar o acesso da população que circulou pela região central. Aos 92 anos, o aposentado Romeu Damazio foi um dos 150 imunizados na concentração montada no centro.

As doses seguem disponíveis nas unidades de saúde da cidade. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação. Pessoas com sintomas gripais devem aguardar a recuperação antes de receber o imunizante.
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Conti, a vacina é segura, gratuita e indicada para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. “Ela reduz o risco de agravamento dos quadros gripais e é fundamental para proteger crianças, idosos e pessoas com comorbidades”, destacou.
Centro de atendimento para doenças respiratórias
Desde quarta-feira (07), a Prefeitura de Orleans também colocou em funcionamento um centro de atendimento exclusivo para casos suspeitos de síndromes respiratórias. A estrutura funciona na Unidade Básica de Saúde São José, com horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20h.
A medida foi adotada diante do aumento previsto nos casos. Conforme boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na quinta-feira (08), Santa Catarina está entre os 13 Estados em alerta para doenças respiratórias. “Estamos nos antecipando para atender bem quem precisar dos serviços públicos de saúde”, disse o prefeito Fernando Cruzetta.
No centro de triagem da UBS São José, o objetivo é priorizar os casos leves e moderados, com acolhimento humanizado e mais segurança. Casos graves são encaminhados diretamente ao hospital.
A equipe é composta por clínico geral, pediatra no período da manhã, enfermeiros e oferece distribuição de medicamentos conforme prescrição médica. A estrutura funcionará até o fim de maio, com possibilidade de prorrogação.
