O republicano Donald Trump levou a melhor na disputa pela presidência dos Estados Unidos. O político, de 78 anos, superou a sua rival, a democrata Kamala Harris, e retornará ao cargo após quatro anos.
A vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta-feira (6) após o republicano vencer o Estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados - uma margem inalcançável para Kamala Harris, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada.
Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e na Geórgia, e está à frente em Michigan, Nevada e Arizona.
Durante a madrugada, Trump fez um discurso da vitória na Flórida. Ele falou sobre imigração ilegal, disse que o seu slogan será "promessas feitas serão cumpridas" e pregou a união entre todos os americanos.
Bolsonaro parabeniza Trump
O ex-presidente Jair Bolsonaro parabenizou Trump pela conquista. O político brasileiro fez algumas publicações na rede social X, antigo Twitter, inclusive em inglês.
"Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer", disse Bolsonaro.
Bolsonaro também disse que espera que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho. "Que nossos compatriotas vejam neste exemplo a força para jamais se dobrarem, para erguerem-se com honra, seguindo o exemplo daqueles que nunca se deixam vencer pelas adversidades", defendeu.
Leia a íntegra da mensagem de Bolsonaro:
Tradução:
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 6, 2024
- Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer.
- Contra tudo e…
Com informações do g1