O badalar do sino localizado no alto de uma das entradas do Parque Harmonia, em porto Alegre (RS), simbolizando o sino dos Sete Povos das Missões, marcou na manhã de terça-feira (30) a entrega da estátua em homenagem ao payador e poeta gaúcho Jayme Caetano Braun. No ano do seu centenário, a escultura de 2 metros de altura e 950 quilos, concebida pelo artista plástico e escultor Vinicius Ribeiro, ganhou um espaço nobre e permanente junto ao Pórtico Missões, na avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Ao seu redor, sete bancos de concreto foram instalados para descanso e apreciação da obra pelos visitantes. Eles lembram os povos que historicamente compõem as Missões: São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio.
A cerimônia de descerramento da estátua contou com a presença de familiares do poeta, entre elas a viúva Brea Braun; o prefeito Sebastião Melo; o vice-prefeito Ricardo Gomes; autoridades municipais e do ex-vereador Eloi Guimarães, autor da Lei da Estátua de Jayme Caetano Braun.
A iniciativa de revitalização da estátua é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) e a concessionária GAM3 Parks. A diretora da GAM3 Parks, Carla Deboni, afirmou que a revitalização e reinauguração da estátua em local adequado significa a valorização da figura de Jayme Caetano Braun. “É uma ação que reforça a importância do poeta. E vamos continuar realizando mais iniciativas de educação e entretenimento no parque”, disse.
O ato teve apresentações artísticas de Pajadores; CTG Tiaraju; Alexandre Brunetto e Grupo Santa Fé e Estância da Poesia Crioula.
Com informações da Secom RS