Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Furto de animais mobiliza polícia na Fronteira Oeste do RS

Operação contra o crime de abigeato resultou na prisão seis pessoas em Uruguaiana, Itaqui e Quaraí.
Armas apreendidas com os suspeitos. | Foto: PCRS/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

24 de junho de 2024

atualizado às 13:24

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã desta sexta-feira (21), uma operação contra suspeitos do crime de abigeato, ou seja, furto de animais em propriedades rurais, ocorridos na Fronteira Oeste do Estado. Seis homens foram presos, dois preventivamente e quatro em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munição. Os agentes também apreenderam dez armas, munições, um caminhão e mais de quatro mil reais em espécie, nas cidades de Uruguaiana, Itaqui e Quaraí.

Denominada "Boi Garantido", a operação foi desencadeada pela 2ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Alegrete e pela Delegacia de Polícia de Itaqui. Ao todo, foram cumpridas 14 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão, prisão e sequestro de bens utilizados para a prática dos crimes investigados.

Durante as investigações que antecederam a ação de hoje, os policiais identificaram os responsáveis por abigeatos em Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Quaraí. Conforme apurado, os envolvidos trabalhavam nas propriedades da região e tinham profundo conhecimento da área e da rotina da lida no campo.

"Com base nessas informações, eles orquestravam o melhor momento tanto para realizar as carneadas (abate do gado no próprio local) quanto para levar o gado vivo para outros locais, utilizando-se de veículos ou, em alguns casos, tropeando os animais para outros locais para o posterior embarque em caminhões", informou a corporação.

As investigações apontam para o furto, desde janeiro, quando as investigações tiveram início, de 120 bovinos e 300 ovinos, causando aos produtores um prejuízo estimado em mais de 600 mil reais.

"Os crimes dessa natureza, além do elevado prejuízo que causam, leva a uma sensação de insegurança no campo tendo em vista que, muitas vezes, são cometidos por indivíduos conhecidos, razão pela qual continuarão sendo duramente combatidos pela Polícia Civil”, ressaltou a delegada Daniela Borba, diretora da 4ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI) de Alegrete.

A operação "Boi Garantido" contou com a participação de 65 policiais. A Brigada Militar prestou apoio.

VEJA TAMBÉM:

Friends choosing a movie to watch together at home, video on demand concept
Fim da pirataria da TV a cabo, também conhecidas como gatonet.
dasdfG
SC: professora fica cerca de 25 horas desaparecida em Imbituba
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
11081426_503973_GD
Operação mira grupo suspeito de ameaçar moradores em bairro de Porto Alegre
Fast
PIXTV chega no FAST
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E