Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Hemorgs implanta novo procedimento na triagem da doação de sangue

Aparelho dispensa que o dedo seja furado para se realizar a verificação da hemoglobina.

Redação PIXTV (Digital)

18 de dezembro de 2023

atualizado às 13:10

Em observação às novas tecnologias que envolvem a doação de sangue, a Hemorrede Pública Estadual do Rio Grande do Sul implementou na última semana um novo procedimento na triagem clínica. Com o intuito de verificar a hemoglobina de forma não invasiva, a técnica oferece mais segurança e conforto para o doador, pois não exige mais a punção digital – a qual requer que o dedo seja furado.  

A verificação da hemoglobina/hematócrito é um requisito essencial e obrigatório na avaliação do candidato a doação de sangue. O dispositivo, que mede uma ampla gama de parâmetros fisiológicos, utiliza análise fotográfica do tecido dos capilares da ponta do dedo sem a necessidade de amostras de sangue invasivas e dolorosas. 

Na prática, em um único aparelho será medido o valor de hemoglobina e de hematócrito, registrada a frequência cardíaca e aferida a pressão arterial. Assim, será possível reduzir uma etapa (a pré-triagem) no processo da doação, visto que os parâmetros poderão ser verificados pelo mesmo profissional que realiza a entrevista (triagem clínica). O equipamento é destinado à triagem de doadores, não tendo fins diagnósticos. 

A inovação proporciona maior agilidade no atendimento aos candidatos a doação, tornando indolores e mais confortáveis as etapas que antecedem a doação de sangue. O objetivo é manter a qualidade da experiência dos doadores voluntários, que são as únicas fontes que mantêm os estoques seguros nos bancos de sangue do Rio Grande do Sul. 

Além de otimizar mão de obra e proporcionar maior agilidade no atendimento aos candidatos à doação, o método atende também aos requisitos da NR 32, norma regulamentadora que estabelece medidas protetivas à segurança e à saúde dos trabalhadores da área.

A metodologia foi validada em 2021 e as equipes da hemorrede estadual passaram por capacitação para estabelecerem a mudança nos serviços. A implantação iniciou-se pelo Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, e ocorrerá de forma gradual nos hemocentros regionais de Passo Fundo (HemoPasso), Pelotas (Hemopel) e Santa Maria (Hemosm).

Com informações da Secom RS

VEJA TAMBÉM:

Friends choosing a movie to watch together at home, video on demand concept
Fim da pirataria da TV a cabo, também conhecidas como gatonet.
dasdfG
SC: professora fica cerca de 25 horas desaparecida em Imbituba
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
11081426_503973_GD
Operação mira grupo suspeito de ameaçar moradores em bairro de Porto Alegre
Fast
PIXTV chega no FAST
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E