P U B L I C I D A D E

SC é o sexto Estado que mais gera energia solar no país

Além disso, Florianópolis lidera o ranking de municípios com 774,5 MW de potência. Dados de dezembro foram divulgados pela Aneel e Absolar.

Redação PIXTV (Digital)

26 de dezembro de 2023

atualizado às 11:50

Santa Catarina está em 6° lugar no ranking de maiores produtores de energia solar no Brasil, totalizando 1334,4 megawatts de potência instalada. Além disso, Florianópolis lidera o ranking de municípios com 774,5 MW de potência. Os dados de dezembro foram divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e referem-se à geração distribuída, ou seja, energia gerada no local de consumo ou próximo. 

Os Estados à frente de Santa Catarina na geração distribuída de energia solar são Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. Para o governador Jorginho Mello, o Estado está indo bem em relação à energia solar. “Nosso governo está investindo no setor energético. Queremos fornecer mais energia de qualidade para o setor produtivo e para a população, garantindo desenvolvimento, emprego e renda. As fontes limpas fazem parte do nosso projeto e a solar é uma fatia importante. Criamos a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde justamente para olhar para o meio ambiente e o desenvolvimento em conjunto”, enfatiza. 

O secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, destaca que o mercado de energia solar está em amplo crescimento no Brasil e em Santa Catarina. “De acordo com o estudo, no país, a energia solar gera mais de R$173,8 bilhões em novos investimentos e mais de 1 milhão de novos empregos. Em Santa Catarina não é diferente, temos um setor em ascensão que vai movimentar nossa economia, gerando oportunidades e renda”.

Para o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), Ricardo Guidi, mesmo o estado estando em uma região mais fria, há alta incidência solar.”Além de condições de geração favoráveis, o estado conta com incentivos. A energia limpa gera impactos econômicos e ambientais e Santa Catarina tem tudo para seguir esse ritmo e continuar como um dos protagonistas da expansão da energia solar no país”, explica. 

Brasil acumula recordes de geração de energia solar 

A energia solar fotovoltaica é a segunda matriz elétrica mais utilizada no Brasil, representando 16,1%. Segundo dados do Sistema Interligado Nacional (Sin) a fonte solar atingiu novos recordes de geração de energia: 10,04% da oferta de energia elétrica no Brasil foi gerada por placas fotovoltaicas em novembro de 2023. Por fim, a energia solar arrecadou mais de R$ 48,4 bilhões em tributos no Brasil e 43,8 milhões de toneladas de CO2 evitadas, desde 2012, quando se iniciou o estudo da Absolar.

Fonte: Secom SC

VEJA TAMBÉM:

invasao-casas-525x350
Cachorro protege família e impede crime em casa no bairro Campeche, em Florianópolis
0g0a3277
Bombeiros descartam explosão antes de desabamento em restaurante em São Paulo
modelo siteYT (2)
Motorista diz que caminhão está vazio, PRF insiste em vistoria e acha contrabando milionário em SC
modelo siteYT
Polícia investiga irregularidades em clínica de reabilitação na Praia do Rosa, em Imbituba (SC)
WhatsApp Image 2025-10-15 at 06.24
Ação contra lavagem de dinheiro do tráfico cumpre mandados em Imbituba e outras cidades de SC
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E