Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

SC: prefeitura realiza ações de desassoreamento em São José

Trabalhos para evitar enchentes estão sendo feitos em rios, canais, valas e galerias pluviais.
Rio Araújo e córrego na Praia Comprida, em São José, recebem ações de desassoreamento. | Foto: Divulgação/PMSJ

Redação PIXTV (Site)

8 de outubro de 2024

atualizado às 15:37

Com o objetivo de fortalecer as medidas de prevenção contra enchentes, a Prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura, tem atuado em ações de limpeza e de desassoreamento de rios, canais, valas e galerias pluviais. Nesta terça-feira (8), duas máquinas escavadeiras equipadas com conchas específicas para a retirada das vegetações aquáticas e areia do leito de rios estão trabalhando no Rio Araújo, próximo ao limite com Florianópolis, e no Córrego do mangue, na Praia Comprida, na Beira-Mar de São José.

Leia também: morre sogra do prefeito Topázio Neto

Como há previsão de chuvas nesta semana, a equipe trabalha o mais rápido possível para desassorear estes locais para evitar problemas, explica a secretária adjunta da Infraestrutura, Michele Martendal.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila ressalta que a ação é essencial para a prevenção de tragédias. “Sabíamos que São José enfrentava desafios relacionados às chuvas há muitos anos, e decidimos tomar medidas decisivas. Os recursos investidos no desassoreamento estão agora beneficiando nossa comunidade, tornando nossos bairros mais resilientes.”

Ao final de cada descarga, o material coletado é cuidadosamente esparramado, passando por um processo de desidratação natural. O objetivo da retirada deste material do leito do rio é melhorar a drenagem e a vazão das águas, com a limpeza dos cursos naturais de água e remoção de resíduos, sedimentos e vegetação, evitando o acúmulo que causa os alagamentos. Na Beira-Mar, 30 caçambas do material que estava assoreando o córrego devem coletadas.

Os trabalhos estão sendo realizados com o máximo de cuidado para evitar danos ao ecossistema local, assegurando que a intervenção seja eficaz e sustentável, ressalta o secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva. Ele lembra que esse trabalho preventivo é feito diariamente em todo o Município. “Com as chuvas, se acumula muita areia nas bocas de lobo, nas tubulações, galerias, e fazendo esse trabalho de prevenção faz com que não resulte em problemas de alagamento, enchentes”, reforça o secretário.

A iniciativa integra as ações desenvolvidas dentro do Programa de Manutenção Regionalizada e Continuada, que teve início em março de 2023, com um investimento total de R$ 20 milhões, considerando serviços diretos e paralelos ao desassoreamento.

Fonte: PMSJ

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E