A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã desta quinta-feira (19), uma operação contra os suspeitos de assassinar quatro homens a tiros em Rolante, no Vale do Paranhana, a cerca de 100 km de Porto Alegre. A chacina ocorreu na madrugada do dia 1° de setembro e, segundo a polícia, a motivação foi a disputa pelo tráfico de drogas na região. Até às 9h54, cinco pessoas já haviam sido presas.
Leia também: Sancionada com vetos nova Lei Geral do Turismo
Os policiais saíram às ruas para cumprir 48 ordens judiciais, entre prisões temporárias e mandados de busca e apreensão, nas cidades de Portão, Estância Velha, Campo Bom, São Leopoldo, Guaíba e Novo Hamburgo. Um veículo, utilizado no crime, foi apreendido.
Criminosos dispararam mais de 100 tiros contra as vítimas
A investigação apontou que as quatro vítimas foram rendidas dentro de suas residências, sendo que umas delas foi incendiada. Na sequência, os criminosos teriam se deslocado em comboio para executar o quarteto em frente a um condomínio no bairro Rio Branco.
Lá, mais de cem tiros foram disparados contra as vítimas. Após o crime, os suspeitos fugiram da cidade, novamente em comboio. A Polícia Civil não confirmou oficialmente as identificações dos mortos, mas a reportagem da RBS TV apurou que são Elias Vargas da Rosa, 22 anos; Pablo Rafael Machado de Oliveira, 23 anos; Michael Rodrigo Emmerich, 35 anos; e Everton Danei Hadlich da Fonseca, 40 anos.
Durante a investigação, a Polícia Civil identificou suspeitos e outros veículos envolvidos no crime, inclusive dando suporte à fuga dos executores dos homicídios.
"Foi possível apurar as ações dos autores, as funções de resgate, dissimulação e transporte do armamento e pessoal. O planejamento e execução do crime foi efetuado por integrantes de uma organização criminosa contra membros de organização rival. Os homicídios foram praticados no contexto de disputa pelo domínio dos pontos de comercialização de entorpecentes e hegemonia territorial e organizacional na cidade de Rolante", explicou a corporação.