Na manhã desta sexta-feira (30), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, deflagrou a Operação Arsenal. O objetivo da ofensiva é combater delitos de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão em 12 cidades do Rio Grande do Sul. Um dos mandados também foi cumprido em São Paulo, com o apoio da Polícia Civil paulista. Também foram realizados o bloqueio de R$ 66 milhões e sequestros de 5 imóveis de integrantes do grupo criminoso suspeito de utilizar um clube de tiro, em Novo Hamburgo, para lavagem de dinheiro.
Até o momento, cinco pessoas foram presas. O alvo principal foi preso em flagrante por obstrução à justiça. A ação também resultou na apreensão de dezenas de armas, munições e 20 veículos. As ordens judiciais foram cumpridas em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre, Portão, Canoas, Capela de Santana, Montenegro, São Sebastião do Caí, Esteio, Sapucaia do Sul, Sapiranga, Gravataí e na cidade de São Paulo.
Segundo a investigação, o clube de tiro, localizado em Novo Hamburgo, foi alienado para indivíduos que serviam como “laranjas” de organização criminosa, que utilizava o estabelecimento para lavagem de dinheiro. Também foi apurado que investigados estão diretamente relacionados ao tráfico de drogas, tráfico de amas e organização criminosa.