A segunda fase da operação "Tio Patinhas", deflagrada pela Polícia Civil ontem (24), cumpriu 70 mandados de busca e apreensão em Garopaba, no Sul de Santa Catarina, e em mais 11 cidades. Os alvos eram integrantes de um grupo criminoso investigado pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo e munições.
A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Deic), levou cerca de 400 policiais às ruas em Palhoça, São José, Florianópolis, Biguaçu, Forquilhinha, Santo Amaro da Imperatriz, Balneário Camboriú, Itajaí, Tubarão, Garopaba, Rio do Sul e Barra Velha.
Cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas. Além disso, foram apreendidos três carros de luxo, seis quilos de drogas, uma pistola calibre 9 milímetros e munições. Os presos foram conduzidos para a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic).
A 1ª fase da operação "Tio Patinhas", realizada em 7 de abril em Palhoça e São José, na Grande Florianópolis, resultou na prisão em flagrante de dois homens com cerca de 40Kg de drogas. Na ocasião, também foram apreendidos três veículos que, juntos, estão avaliados em cerca de R$ 1,5 milhão, sendo um Jaguar, uma Porsche Cayenne e um HB20. Ainda foi decretado pela justiça a indisponibilidade de dois imóveis. Saiba mais sobre a primeira fase aqui.
Após a realização da 1ª fase, com o aprofundamento das investigações, a polícia identificou o envolvimento de outras 45 pessoas no esquema criminoso de venda de drogas, sendo, então, deflagrada ontem a 2ª fase.
O diretor da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, delegado Daniel Sá Fortes Régis, explicou que os próximos passos da investigação englobam toda a análise do material apreendido para a conclusão do inquérito e os devidos indiciamentos.
“Tivemos mais de 15 cidades, além da região da Grande Florianópolis, o que demonstra a capilaridade desse grupo. Eles estão articulados, negociam drogas e armas, não só com traficantes da região da Grande Florianópolis, mas também com de outras regiões do Estado”, apontou.